- Óleo sobre tela
- Dimensões: 132x184
Não é por acaso que este quadro foi exposto na mesma sala onde se podem admirar as obras-primas da pintura italiana do século XVI. Lambert Sustris representa um tal exemplo de italianismo que se converte na osmose total entre o Norte e o Sul. As suas obras refletem uma perfeita absorção da escola veneziana, apreendida no ateliê de Ticiano, onde ingressara, em meados dos anos 30, como especialista em paisagens. Permaneceu perto do mestre e o acompanhou a Augusta, para onde aquele fora convocado por Carlos V em 1548 e 1550, tendo certamente pintado, nessa ocasião, a tela com Vênus, Cupido e Marte para a abastada família dos Fugger. A imensidão panorâmica, a profundidade espacial e a luminosidade atmosférica peculiar da pintura nórdica são evidentes na paisagem do fundo, enquanto os panejamentos atrás das costas da deusa remetem para a Vênus de Urbino de Ticiano. A atitude, pelo contrário, é diferente da pudica Vênus de Ticiano, refletindo, antes, o interesse de Sustris pelas figuras lânguidas e alongadas de Parmigianino. O pintor não voltara mais a Holanda: irá estabelecer-se em Pádua, afirmando-se como um pintor "audaz no desenho", mas sobretudo como grande colorista.
Fonte: Coleção Folha Grandes Museus do Mundo