domingo, 24 de junho de 2012

A arte Romana

Os romanos nunca se destacaram nas artes. De espírito muito prático, desprezavam a cultura grega e os próprios gregos, que consideravam efeminados. O teatro romano não produzia senão farsas grosseiras.

Podemos identificar duas fontes princípais da arte romana: a grega e a das velhas civilizações itálicas.

A arte grega chegou à Itália através da Magna Grécia, sobretudo da Sicília, e por intermédio dos etruscos. As primeiras representações de deuses e santuários inspirados em modelos gregos foram realizadas por etruscos. Também com os etruscos, os romanos aprenderam a forma orientalizante da representação da natureza; mas deram a essa representação uma interpretação própria.

Da cultura itálica, os romanos assimilaram principalmente a simetria e axialidade, que se manifestaram, por exemplo, na organização dos campos militares, caracterizados por duas artérias perpendiculares. A noção de conjunto foi uma influência marcante das civilizações itálicas. Ao contrário dos gregos, que se distinguiam pela decoração plástica dos edifícios, os romanos planejaram os templos como um conjunto de formas e superfícies.

A grande manifestação artística dos romanos foi a arquitetura. Enquanto que para os gregos a obra essencial da cidade era o templo, para os romanos as construções mais importantes era, as que satisfaziam necessidades práticas. Assim, as obras que mereceram destaque especial foram os reservatórios de água, os aquedutos, os edifícios com patamares, fachadas e pórticos.

A fusão de tipos diferentes de volumes dentro do mesmo edifício deu origem a todo um sistema arquitetural, cujo exemplo mais característico eram as termas imperiais, com arco e a abóbada.

Na escultura de bustos, os artístas romanos procuravam copiar os traços reais da figura representada, fugindo ao estilo grego da idealização. Isso era verificado sobretudo nas imagens dos antepassados, colocados no átrio das casas romanas. o contato com a arte helenística, entretanto, deu maior refinamento a essas esculturas.

Os baixos-relevos históricos tinham maior importância do que a pintura, na representação dos grandes triunfos militares. O primeiro exemplo significativo dessa arte ocorreu apenas na época de Augusto; na sua evolução concretizou-se na construção dos arcos de triunfo, comemorativo das grandes vitórias militares, como as colunas de Trajano e Marco Aurélio.

As pinturas mais decorativas abordavam sobretudo aspectos da vida rural, com temas inspirados na tradição grega. Exemplos dessa arte foram encontrados nas ruínas da cidade de Pompéia.

História Antiga e Medieval
José J. de A. Arruda