A arte grega desenvolveu-se lentamente a partir do Período Arcaíco, com manifestações artísticas em diversas partes da Grécia. Destacaram-se sobretudo Jônia (na asia menor) e a Magna Grécia (no sul da Italia).
O século de Péricles (V a.C) assinalou o apogeu da arte grega, sobretudo com os monumentos da Acrópole de Atenas e com as obras-primas do escultor Fídias. A perfeição dessa arte pode ser observada também no trabalho dos ceramistas, que cobriam os seus vasos com cenas expressivas de animais ou agrupamentos de pessoas; com o perfeito domínio da técnica da escultura; e com o desenvolvimento definitivo da planta do templo grego.
Os templos eram construídos com blocos de pedra talhada, de tal modo ajustados que dispensavam o uso de argamassa.
Os templos gregos apresentavam três partes: o vestíbulo, a sala do deus (ou nau) e o tesouro. Três estilos de colunas se destacavam nessas construções: o estilo dórico, o mais simples e sem decoração; o estilo jônico, mais gracioso; e o estilo coríntio, caracterizado por um capitel ornamentado em forma de folhas.
Um dos mais belos monumentos construídos pelos gregos foi a Acrópole de Atenas. Depois que os persas arrasaram Atenas, Péricles e o escultor Fídias reconstruiram os templos, principalmente o Parthenon. Nesse templo, o grande artista esculpiu a célebre Atena Promacho (combatente), em marfim e ouro, em cujo escudo reproduziu a sua própria figura e a de seu amigo Péricles, o que era proibido, sendo por isso processado por impiedade. Fídias construiu também o Erechtheion, templo onde era guardada uma antiga estátua em madeira da deusa Atena; esse templo possuía o pórtico das Cariátides, com o teto sustentado por seis estátuas de jovens, em vez de colunas.
Antes de Fídias, o grande escultor do século V a.C. foi Miron, autor do Discóbio (lançador de disco) e considerado o mestre do movimento. Destacam-se ainda: Policleto de Argon, que procurou dar ao seu Doríforo (portador de lanças) as proporções ideais do corpo humano; e Praxíteles, que esculpia a estátua do deus Hermes, à qual conseguiu dar as dimensões físicas idealizadas por Policleto.
História Antiga e Medieval
José J. de A. Arruda