MIES VAN DER ROHE, seu modelo ideal é Schinkel, o Goethe da arquitetura; participou do Grupo de Novembro. O primeiro arranha-céu por ele imaginado é uma sucessão ao infinito de planos paralelos num invólucro de vidro.Não há peso de massas, nem esforço de empuxos; a orgulhosa técnica moderna é posta a serviço da beleza de uma forma racional e, ao mesmo tempo, poética;para Mies, racionalismo significa idealismo, no sentido profundamente alemão de Kant e Hegel.Como Klee, Mies opera com infinita delicadeza, estuda com extremo cuidado as maneiras de dar à imagem espacial uma substância visual que não tenha o peso físico da matéria.Mies tem uma extrema atenção para com a forma, o perfil, as possíveis tensões, os encaixes e as nervaturas de seus elementos metálicos de sustentação.Nos Estados Unidos, Mies pôde finalmente realizar o projecto que alimentava havia tantos anos: o arranha-céu como imenso prisma rectangular,cubagem diáfana erguida no imenso espaço do céu, cristal que aprisiona, filtra, refracta a luz.